quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Óleo de Rosa Mosqueta para tratamento de estrias e cicatrizes


Originária da área do Mediterrâneo e da Europa Central, foi trazida para a América do Sul pelos colonizadores espanhóis, e cresce na região sul e central do Chile como uma planta selvagem, em solos secos de baixo valor agrícola, possui em sua composição concentrações de betacarotenos e licopenos (polpa do fruto); altas concentrações de vitaminas A, B1, B2, E e K, além de minerais como K, Ca, Na, Fe, Mg; altas porcentagens de ácidos graxos poliinsaturados e saturados.

Ações:
A Rosa de Mosqueta possui ações Antinflamatória e antioxidante.
Propriedades Farmacológicas:
Os ácidos graxos são capazes de atuar na membrana celular, aumentando sua permeabilidade de modo a facilitar a entrada de fatores de crescimento, o que promove maior proliferação, migração celular e neoangiogênese, atuando diretamente na fase proliferativa da cicatrização. Em conjunto, a grande quantidade de compostos antioxidantes, como polifenóis, vitaminas E e C e carotenóides exercem efeito protetor sobre as novas células a se formarem na lesão em regeneração.
A Vitamina E possui ação antioxidante, protegendo as células contra os danos dos radicais livres, diminuindo o envelhecimento.
Precauções e contra indicações:
Individuos hipersensíveis a planta, gravidez e lactação.
Descontinue o uso em caso de sensibilização.
Conservar em local fresco.
Não deve ser aplicado em peles oleosas e afetadas por acne por se tratar de um material nutritivo que favorece a proliferação de microrganismos.
Utilização e indicação:
O Óleo de Rosa Mosqueta é utilizado na conservação da textura da pele devido à sua proprie­dade emoliente; confere lubrificação à pele do corpo e rosto, deixando-a macia e mantendo a hidratação natural. Seus componentes auxiliam na manutenção de uma pele bonita e saudável. Por hidratar, lubrificar e nutrir a pele, é um cosmético indicado para peles muito secas, ásperas e sem vida.
Os produtos contendo óleo de Rosa mosqueta podem ser indicados para tratar ativamente ocorrências da pele, tais como:
  • cicatrizes cirúrgicas e quelóides em geral;
  • marcas recentes ou antigas de queimaduras, feridas e acne;
  • lesões de processos ulcerantes ou alérgicos;
  • prevenção e tratamento de estrias;
  • rugas, linhas de expressão muito acentuadas e linhas de envelhecimento;
  • pele ressecada ou descamando;
  • manchas na pele;
Eficácias após utilização:
Queimaduras
A aplicação diária do Óleo de Rosa Mosqueta melhora a cicatrização, diminuindo a fibrose e aumentando a elasticidade. Suaviza a tonalidade da cicatrização da queimadura, atenuando o contraste com a pele vizinha. Nos doentes submetidos a radioterapia diária, minimiza o risco de queimadura grave durante o tratamento. Depois do tratamento, protege a pele da lesão rádica, ajuda a regeneração, assegura a hidratação e diminui a hiperpigmentação. O mesmo se passa com a queimadura solar ou com a simples exposição diária ao sol, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e pelo aparecimento de manchas e rugas.
Cicatrizes
Após retirados os pontos da cicatriz cirúrgica, a aplicação do Óleo de Rosa Mosqueta acelera a cicatrização sem risco de hiperpigmentação e reduz o risco de formação de colóides ou de cordões fibrosos. A pele recupera, assim, a tonicidade e elasticidade normais ao fim de 3 ou 4 meses. O Óleo de Rosa Mosqueta pode também ajudar nas cicatrizes deixadas pela acne.
Estrias
O Óleo de Rosa Mosqueta, atua sobre os elementos responsáveis pela regeneração da pele, pode alterar a evolução da estria. A aplicação diária sobre as áreas vulneráveis como o abdômen, os joelhos, os braços, a mama, as nádegas e o pescoço pode prevenir ou retardar o seu aparecimento e evolução. Também durante a gravidez, está indicada a sua utilização tanto no abdômen quanto nos seios.
Rugas e Manchas
O Óleo de Rosa Mosqueta é eficaz na prevenção e tratamento do envelhecimento da pele devido à idade, ao sol, ao frio, etc. O aparecimento de linhas, de rugas e de manchas pode ser contrariado com a aplicação diária do Óleo de Rosa Mosqueta na zona afetada. É assim possível atrasar o envelhecimento da sua pele.
Consideração farmacêutica:
Recomenda-se o uso diário à noite após o banho ou ducha, aplicando pequena quantidade do produto na pele úmida e espalhando com movimentos circulares até que seja absorvido. Se necessário, aplicar com vigor. Nos casos de peles muito secas e descamativas, recomenda-se duas aplicações diárias, pela manhã e à noite. De preferência, é recomendado não se expor ao sol quando aplicar o produto sobre a pele